Veja os preços dos combustíveis em Saquarema:

Álcool - Gasolina - Diesel


Em breve na sua praia !

Jamba Moda Praia

Vejam o vídeo:

Jamba Moda Praia em Vilatur 26/12/2010



Web Radio MisturebaOnline e VilaturOnline em parceria

 

 


Visitantes no site:

Desde 01/07/2009

Contador antigo: 28793 Visitas

Contador novo inserido em 09/02/2011:

 


 

 

Home > Artigos Médicos by Celio Motta:


Você conhece todos os comércios e serviços de Vilatur ?


Artigos Médicos by Celio Motta:

 

"Picada de Inseto"

em 18/04/2012

Quando procurei o Leonardo e sugeri em seu site matérias sobre saúde, seria para compartilhar com os usuários deste o meu conhecimento adquirido no decorrer dos 23 anos vividos na emergência aqui na região, levando sugestões e informações para orientar e facilitar nossas vidas. 

Hoje abri o E-mail e vejo que o meu objetivo foi alcançado, onde o nosso amigo André Luiz sugere uma matéria sobre "picada de mosquitos".

Devido o crescimento da cidade, estamos a cada dia desmatando e aterrando os espaços, onde seria o habitat natural não só dos mosquitos, mas também de uma gama diversidade de insetos e animais, que se voltam contra nós como uma enorme verocidade. Eles não são culpados mas sim o homem, quem teve a oportunidade de ir ao recreio no Rio de Janeiro sabe bem oque eu estou falando, estão construindo enormes condominios em áreas antes manguesais, que quando cai a tarde (17.00 hrs), vem uma nuvem de mosquito que nem repelente dá conta.

Os mosquitos aqui em Vilatur sempre foram em grande número, principalmente no verão e no período das 17.00 as 19.00 horas, quem tem janela com tela se defende um pouco, mas, quem não tem, será mas uma vítima.

Acredite, hojé esta bem melhor que à 20 anos passados, chegava a encontrar em abundância mosquito que parecia até uma aranha, sem exagero, cerca de 7 cm (ainda podemos encontrar uns perdidos).
Quando sentimos a picada do mosquito, às vezes pode ser tarde. Este fato se dá, pois o espertinho ao inocular
o seu ferrão em nossa pele, ele anestesia o local, e calmamente, suga o nosso sangue.

Quando tivemos um surto de dengue no Rio de Janeiro, muitos boatos chegaram ao nosso conhecimento, como fórmulas milagrosas, tomar remédios, ervas, chás, velas e assim vai a imaginação popular.

Algumas destas fórmulas até que deram resultado. Podemos citar a Vela de Citronela, uma planta cultivada em clima tropical, onde é retirado o seu óleo e com ele fazem velas, insensos e até adicionados a hidratantes corporais, que de fato funciona.

Ouvimos tambêm pessoas dizendo que tomar a medicação Complexo B teria um bom resultado. Na verdade quando tomamos o Complexo B exalamos um odor que mantem os insetos afastados.

Bem como acontece com a citronela, podemos tambêm citar a essência de eucalípito usada em sauna. O que podemos observar é que os insetos recuam quando usamos ou colocamos no nosso meio alguma fragancia com cheiro mais forte.

O nosso amigo André Luiz desenvolveu um sabonete, que segundo ele, é muito eficaz. Eu não tive a oportunidade de conhecer o produto, mas mesmo sem conhecer o relato de sua eficiência, posso dizer que é um produto com uma fragrância agradável, mas não para os mosquitos.
O mais importante, é que devemos seguir a orientação do governo, cuidando do nosso quintal e denunciando.

Se tiver febre por três dias, procurar um posto de saúde ou o hospital em Bacaxá para ser avaliado pelo profissional de saúde e, dependendo do caso, será solicitado exame de sangue. Sei que parece muito tempo, mas para diferenciar de virose para dengue devemos esperar ao menos três dias para que no exame constate a queda das plaquetas, quadro caracterísco da dengue.

Evite coçar o local da picada e coloque uma compressa gelada, que vai ajudar bastante (a nossa unha é portadora de muitas bactérias).

Não sabemos que tipo de mosquito picou o local, que pode ser do tipo flebotomíneos, este responsável pela transmissão da leximaneose trazendo assim um quadro mas delicado, que deverá ser havaliado o tipo de picadura pelo médico.
Hoje temos quatro tipos de dengue conhecidas, podendo ser o quadro clinico típico, febre, dor no corpo e
juntas, diarréia e vômito, cefaléia e, no quadro mais agressivo, febre, mal estar geral e sangramento, conhecido como dengue hemorrágica.

NÃO USE MEDICAMENTOS RECOMENDADOS POR PESSOAS QUE NÃO SEJAM DA ÁREA DE SAÚDE, SEMPRE PROCURE FAZER UMA CONSULTA MÉDICA.

Apesar de muitos falarem mal da nossa saúde em Saquarema, faça uma experiencia, vá em uma clinica particular marque uma consulta e veja quando você vai ser atendido. No posto de saúde em que eu trabalho em Sampaio Correia, no máximo você vai esperar 10 minutos. 

 

Em caso de picada de abelha ou marimbondo, retire o ferrão, aplique gêlo e procure atendimento médico. Se a pessoa que recebeu a picada for alérgica, pode em alguns casos, apresentar o quadro de EDEMA DE GLOTE, quadro este que pode ser identificado da seguinte maneira: dificuldade para engolir, dificuldade para respirar devido o inchaço da laringe. Não tente fazer nada procure o mais rápido possivel uma unidade de saúde.

André Luiz, espero ter ajudado.

Celio Motta
Técnico de Enfermagem
Gestor em Home Care
Técnico em Dialise Peritoneal
Intensivista e Socorrista
Técnico em Feridas.
Telefone.
22 2655-1246
21 9784-5122

 

Você tem novidades sobre Vilatur?

Você foi a Vilatur e gostaria de compartilhar a sua experiência?

Os seus problemas acabaram: VilatwitterOnline!

Não é necessário cadastro, escreva e compartilhe com todos!


Gostou do site?

Então clique no botão abaixo !

              

O botão +1 é uma forma de dizer "isso é muito legal"

ou "você deveria conferir isso".


Indique este Site!


Escreva no livro de visitas !

Livro de visitas - Vilatur


Grupo de discussão: 

Clique aqui para se inscrever no grupo de discussão sobre Vilatur.

 

Grupo de discussão - Vilatur

 

Caso você não goste do serviço, a saída do grupo também é bem simples: Sair do grupo


Entre em contato e envie suas sugestões !


Apoio:

 Ju porcelanas

Cantinho de Vilatur

Oficina do Jorge

Dal Pino Ind. Mecânica

Banda Lavagem Etílica

Brasão da Família Sequeira

Astrala GAM-Rio (Ilusionismo)

Aulas de Música - Jair de Almeida


Arquivos  2011:

Setembro: 01 02

Agosto: 01

Julho: 01 02

Maio: 01

Abril: 01

Março: 01

Fevereiro: 01

Janeiro: 01 02

 

Arquivos  2010:

Dezembro: 01 02

Maio: 01

Abril: 01

Fevereiro: 01 02 03

Janeiro: 01 02

 

Arquivos  2009:

Dezembro: 01 02 03

Novembro: 01 02 03

Outubro: 01 02 03

Setembro: 01

Agosto: 01

 Atualizado em 18/04/2012

Encontrou um erro ? Clique aqui e nos ajude a deixar o site atualizado.

Vilatur, lugar de ser feliz !